quarta-feira, 21 de março de 2012

O que é a TERMOGRAFIA ?

                A Termografia Infravermelha é a ciência de aquisição e análise de informações  térmicas a partir de dispositivos de obtenção de imagens térmicas (Camera termovisor) sem contato, termografia significa “escrever com calor”, do mesmo jeito que fotografia significa “escrever com luz”. A figura que é gerada é chamada de termograma ou imagem térmica. O infravermelho é uma freqüência eletromagnética emitida por um corpo, com intensidade proporcional a sua temperatura, com isso, através do termovisor podemos analisar a distribuição de calor na região focalizada. Podemos definir a Termografia como sendo uma técnica de inspeção “não destrutiva”.

O que torna a Termografia tão útil
Ela não precisa de contato, mantém o usuário longe do perigo, um exemplo onde isso é importante são as aplicações em manutenção elétrica – componentes ligados simplesmente não podem ser tocados.

Benefícios e Vantagens da Manutenção Preditiva na área de Termografia:
- Manutenção preditiva – Permite antecipar danos que possam causar elevados custos nos reparos.

- Consumo de energia - Permite corrigir problemas que causam perda e consumo desnecessário de energia em excesso.

- Planejamento - Permite um prévio planejamento antes da conclusão do serviço poupando tempo.

- Vida útil - Ao detectar o problema, evita-se a queima ou perca desnecessárias de outros equipamentos e peças, além de não parar a produção.

- Tempo - Inspeção de uma grande quantidade de equipamentos em curto período de tempo.

Principais Aplicações:

Sabendo a importância da temperatura e a grande versatilidade e utilidade da termografia, não é de se surpreender que as aplicações que foram descobertas ao longo dos anos são inúmeras e as mais variadas. A termografia infravermelha é usada para Monitoramento de Condições , otimizar a manutenção e manter a produção funcionando bem e em segurança, ao mínimo custo possível.